Arquivo de Newsletters

  • Assunto:
    Sociedade Portuguesa de Autores

  • Remetente:
    noreplay@spautores.pt <SPAutores>


Newsletter nº1
Novembro 2010
     
 
 
 
  Presença da SPA na rádio e tv

Continua com um excelente 'share' o nosso programa semanal na RTP2. Todas as quintas-feiras, pelas 23:30, Paulo Sérgio conversa com autores e mostra, ao vivo, novos projectos musicais.

Na TSF mantém-se a emissão diária, às 12.50h e às 17.50h, de um pequeno apontamento destinado a divulgar o lançamento de um disco, de um livro, a estreia de um espectáculo ou de um filme.
Também na TSF, continua, no último domingo de cada mês, entre as 10h e as 11H, um programa intitulado “Direitos de Autor”, que possibilita amplos debates sobre as questões centrais do direito de autor, desde o problema da pirataria até à importância das directivas da UE na vida dos autores portugueses.

 
 
 
  SPA na reunião de Paris do Comité Executivo do CIADLV


O Comité Executivo do Conselho Internacional de Autores Dramáticos, Literários e Audiovisuais, que a SPA integra desde Abril de 2005, reuniu-se no passado dia 8 em Paris, com a presença do presidente do Conselho de Administração da cooperativa, José Jorge Letria, que tem assegurado essa representação.
Foi discutida em pormenor  a agenda da assembleia geral do CIADLV, programada para Abril de 2011 em...
 
 
 
     
     
 
 
     
  SPA pode avançar com queixa contra o Estado Português


A Direcção e a Administração da SPA ponderam a possibilidade de mover uma acção contra o Estado Português para que a cooperativa obtenha a reparação dos prejuízos causados, nomeadamente, pelo inexplicável atraso da entrada em vigor da nova Lei da Cópia Privada, que se traduz num prejuízo para a SPA superior a seis milhões de euros anuais. Na origem deste procedimento poderão estar também a deficiente e lesiva transposição de directivas europeias como a do Direito de Sequência, na área das artes plásticas, ou a do Direito de Comodato das Bibliotecas. Merece ainda realce o facto de a ministra da Cultura, por razões que a SPA desconhece, ter interrompido, há mais de seis meses, o diálogo com a SPA, não respondendo sequer a uma carta em que se solicitava uma audiência urgente.

Recorde-se, entretanto, que o anúncio da entrada em vigor da nova Lei da Cópia Privada foi feito precisamente na sede da SPA, durante a festa comemorativa do Dia do Autor, em 22 de Maio passado. Todo este processo representa o ponto culminante de uma atitude de marginalização da SPA por parte da Ministério da Cultura, em vários governos, que não pode deixar de levar a estrutura representativa dos autores portugueses a uma firme tomada de posição.

 
 
     
     
 
 
     
  Homenagem ao dramaturgo Jaime Salazar Sampaio

Nesta homenagem estarão presentes amigos e personalidades que participaram no ciclo " A Dramaturgia e a Prática Teatral" que o autor coordenou ao longo de 98 sessões.

O TIL - Grupo de Teatro Independente de Loures representará as peças: "O Escadote" e "Paragem de Autocarro", do autor homenageado.

22 de Novembro de 2010 às 18h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas
Av. Duque de Loulé, 31 – Lisboa

Entrada livre
 
 
     
     
 
 
  A música por dentro
Quarteto com Piano de Mahler