Spa-a-cmyk

Gala da SPA dia 20 de Março no CCB e na RTP2 com António Damásio e o Seixal premiados


No próximo dia 20 de Março, às 22 horas, a SPA, em parceria com a RTP 2, apresenta, a partir do Grande Auditório do CCB e com transmissão directa por aquele canal, a sua gala anual, na qual serão distinguidos os melhores trabalhos de todas as disciplinas criativas concretizados em 2017. Todos os júris concluíram já o processo de escolha, distinguindo, como sempre, os melhores de todas as áreas. A SPA é, em Portugal, a instituição que mais autores e disciplinas criativas premeia todos os anos, não só na gala, mas também a 22 de Maio, no Dia do Autor Português, e noutros momentos ao longo do ano.

O Prémio de Vida e Obra será atribuído ao médico neurologista e investigador científico português António Damásio, há muitos anos radicado no Estados Unidos e considerado uma das figuras mais importantes do universo científico a nível mundial. Membro do Conselho de Estado, António Damásio, que já recebeu importantes prémios internacionais, desloca-se de propósito a Lisboa para receber esta distinção.

Em edições anteriores da gala, este prémio foi atribuído a Mário Soares, Eduardo Lourenço, José-Augusto França, à Fundação Calouste Gulbenkian, a Álvaro Siza Vieira, a António Lobo Antunes e a Carlos Avilez. No decorrer da gala, a SPA vai apelar aos cientistas portugueses para que que cada vez mais se assumam também como autores e se integrem na grande comunidade autoral que a instituição representa.

O prémio para a melhor programação autárquica de 2017, já atribuído a várias autarquias, será entregue à Câmara do Seixal, tendo em conta a actividade cultural e artística que ali decorre, com destaque para um importante festival de "jazz".

A SPA convidou o Presidente da República para estar presente nesta edição da gala, tal como aconteceu no ano passado.

Lisboa, 12 de Janeiro de 2018