Usuários

03

Manuel Alegre aceita ser Presidente de Honra da SPA

A SPA congratula-se com o facto de o poeta Manuel Alegre ter aceitado o convite da Direcção para ser presidente de honra da cooperativa, decisão que alegra e motiva a nossa comunidade autoral, também pelo facto de o escritor ser uma figura de referência da nossa vida democrática e da cidadania, com duas candidaturas à Presidência da República e com décadas de actividade como deputado do PS na Assembleia da República. Recorde-se que Manuel Alegre foi distinguido no dia 22 de Maio deste ano com o Prémio de Consagração de Carreira da SPA, numa cerimónia presidida pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Manuel Alegre inscreveu-se na SPA em Fevereiro de 1970, encontrando-se ainda no exílio, e tornou-se cooperador em 30 de Janeiro de 1997.
Manuel Alegre acaba de publicar o livro "Auto de António", homenagem poética e simbólica à figura de D. António Prior do Crato, rei muito breve de Portugal que a historiografia e a memória frequentemente excluem das nossas referências históricas e de memória.

Enquanto presidente de honra da SPA, Manuel Alegre assumirá a função simbólica de representar os valores da cidadania e da luta pela dignidade, sempre tão importantes na vida dos autores e na construção de uma cultura que dignifique e engrandeça Portugal.

Com uma carreira poética iniciada em livro de 1965 com a publicação de "A Praça da Canção", Manuel Alegre que regressou do exílio logo após o 25 de Abril de 1974, teve e continua a ter textos cantados por algumas das grandes vozes da música portuguesa, o que reforça a sua representatividade e mérito como autor marcante em vários domínios.

Lisboa, 12 de Outubro de 2017