Destaques

New_lb_antonio_damasio_luis_barra-st

Cientista e escritor António Damásio recebe Prémio de Vida e Obra na Gala da SPA em Março no CCB

O cientista português António Damásio, médico neurologista e neurocientista português que trabalha de forma exemplar no estudo do cérebro e das emoções humanas, aceitou receber o Prémio de Vida e Obra que a SPA lhe irá atribuir no CCB em Lisboa, no próximo dia 20 de Março, durante a gala anual que ali decorrerá.

Desta forma presta-se homenagem a um dos nomes mais importantes da ciência a nível mundial e também ao autor de livros que são lidos em todo o mundo por públicos de várias gerações e formações.

Nascido em Lisboa há 73 anos, é licenciado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Lisboa. António Damásio é professor na Universidade do Sul da Califórnia.

O seu livro "O Erro de Descartes" é, entre outros livros, um exemplo da importância que a sua obra publicada tem tido a nível global. Declarou António Damásio que "toda e qualquer expressão racional está baseada em emoções".

O seu nome segue-se, nesta galeria de grandes figuras da cultura, do pensamento e da ciência, aos de Mário Soares, Eduardo Lourenço, Siza Vieira, José-Augusto França e António Lobo Antunes, entre outros.

António Damásio é membro do Conselho de Estado.

Lisboa, 22 de Dezembro de 2017