Destaques

060_-_manuel_alegre_il_a_18-11-2014

Gala da SPA no dia 27 no CCB com o Prémio Vida e Obra para Manuel Alegre


No próximo dia 27, às 22 horas, realiza-se no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém a gala anual da SPA, com transmissão directa pela RTP 2.

No espectáculo serão entregues os prémios aos autores dos melhores trabalhos criados em 2018 e também a intérpretes de diversas disciplinas, tal como aconteceu nas edições anteriores da gala.
 
O Prémio para a Melhor Programação Cultural Autárquica será este ano entregue ao município de Faro.
 
Ao poeta Manuel Alegre será entregue o Prémio Vida e Obra, assinalando uma carreira literária que começou em 1965 com a publicação da colectânea "A Praça da Canção" e uma vida cívica e política intensa e reconhecida que incluiu duas candidaturas à Presidência da República.
 
Os centenários do nascimento de Sophia de Mello Breyner e de Jorge de Sena serão assinalados em vários momentos do espectáculo. Por outro lado, a SPA faz também questão este ano de homenagear o poeta José Carlos Ary dos Santos por terem passado 80 anos sobre a data do seu nascimento. Essa evocação será efectuada com a participação de Fernando Tordo, parceiro de Ary dos Santos na criação de algumas das mais belas canções da segunda metade do século XX, e também de Ana Bacalhau. Na gala actuará também o grupo “Xutos & Pontapés”.
 
O presidente da SPA intervirá para falar do trabalho e da vida da SPA no ano em que se comemoram 94 anos da criação da cooperativa dos autores portugueses.
 
Pela primeira vez nestas galas, haverá uma orquestra com cerca de 30 elementos que, com o apoio de um coro, tocará ao vivo o hino da SPA. Nesse momento será também homenageado António Victorino d'Almeida, autor dessa música.
 
Lisboa, 12 de Março de 2019