Destaques

Julio_pereira-st

Prémio Pedro Osório 2018 para Júlio Pereira e "Praça do Comércio"

O Prémio Pedro Osório, que a SPA atribui sempre no primeiro trimestre de cada ano como homenagem aos melhores criadores musicais portugueses e como homenagem ao compositor, pianista e maestro que foi membro da Administração e da Direcção da SPA, irá ser entregue, no início de 2018 a Júlio Pereira pelo seu disco de 2017 "Praça do Comércio", com grafismo de Carlos Zíngaro e com muita informação sobre o cavaquinho.

Através da Associação Cultural Museu Cavaquinho, a que preside e que a SPA apoia financeiramente, Júlio Pereira continua a ser o grande dinamizador das qualidades, da sonoridade e do significado musical e histórico deste instrumento popular que, saído há séculos de Portugal, deu a volta ao mundo, deixando raízes profundas no Havai, no Brasil e até na Indonésia. "Praça do Comércio", agora premiado pela SPA juntamente com o seu criador, presença regular nas iniciativas artísticas da SPA, é um excelente exemplo do valor do instrumento e do muito que com ele pode ser feito, havendo agora dezenas de novos executantes e construtores em todo o país.

Deste modo, o este prémio é também uma homenagem a Júlio Pereira e ao cavaquinho. A SPA já manifestou a sua disponibilidade a Júlio Pereira para apoiar junto da UNESCO a candidatura do cavaquinho a património da humanidade, processo complexo que exige muitas colaborações, iniciativas e acções concertadas.

Lisboa, 28 de Dezembro de 2017