Usuários

Apresentação da série documental “Portugal Culto e Oculto” da autoria de Rita Saldanha, João Rodil e Miguel Ferraz




Data:

24 de Outubro de 2018


Hora:

18h30


Local:

Auditório Maestro Frederico de Freitas

Av. Duque de Loulé, 31 1069-153 Lisboa




Autoria de

Rita Saldanha, João Rodil e Miguel Ferraz



Esta série documental conduzida pelo historiador João Rodil e pela jornalista Rita Saldanha debruça-se sobre a espiritualidade retratada através da História e das estórias de algumas das ordens espirituais e religiosas existentes em Portugal.

A Maçonaria é o tema do primeiro de dez episódios desta série, na qual se aborda – de forma pedagógica – organizações de índole espiritual, a sua génese e implantação no nosso país, com a evocação de momentos marcantes, através de pequenas recriações.

Hiram Abiff, arquiteto do Templo de Salomão em Jerusalém, dividiu os seus obreiros em três categorias: aprendizes, companheiros e mestres. Conforme adquiriam técnica e conhecimento, iam subindo de grau. Para isso, entregava-lhes uma palavra-passe, através de um ritual. Dois companheiros, ambicionando passar ao grau de mestre rapidamente, mataram Hiram Abiff para lhe roubarem o delta de ouro que trazia ao pescoço onde estava escrita a dita palavra-passe. Este é o princípio da história da criação da maçonaria operativa. No início do séc. XVIII, constitui-se a chamada maçonaria especulativa que se instala em Portugal no ano de 1717.

A reconstrução da Baixa de Lisboa pós-terramoto, a Cervejaria Trindade e os magníficos painéis onde o tema é explícito, a Quinta da Regaleira, em Sintra, plena de simbologia e onde é possível efetuar um percurso iniciático, serão alguns dos lugares a que daremos particluar atenção.