Autores Contados e Cantados | Rogério Charraz



Data:

04 de Janeiro de 2017


Hora:

18h30


Local:

Auditório Maestro Frederico de Freitas

Av. Duque de Loulé, 31 1069-153 Lisboa


Autoria e apresentação de

Carlos Alberto Moniz



MONIZ TRAZ CANTAUTOR DE “PORTO DE ABRIGO” DA TELENOVELA “O SÁBIO”

Prestes a fazer apenas 40 anos em Março e já com 23 de carreira na música, como compositor, músico e cantor, Rogério Charraz foi o convidado de Carlos Alberto Moniz na primeira sessão deste ano de 2018 do ciclo Autores Contados e Cantados, que decorreu, como habitualmente, no Auditório Maestro Frederico de Freitas da SPA, no dia 4 de Janeiro.

O compositor e intérprete da bonita canção “Porto de Abrigo”, tema musical da telenovela da RTP “O Sábio”, a passar na estação pública de televisão, integrada no seu segundo álbum, “Espelho” lançado em 2014, constituiu um excelente início de ano para quem assistiu a este ciclo, com a sua juventude, imaginação, qualidade e bom gosto.

Conversador nato, não deixou de prender por um segundo a atenção de quantos seguiram o seu diálogo com o experiente Carlos Alberto Moniz, curiosamente também ele com raízes maternas em S. Miguel. Aliás, o final seria exactamente cantado em duo com uma das bandeiras dos Açores: a afamada canção “Lira”.

Tal como nos três álbuns que editou desde 2012, Charraz foi acompanhado nesta sessão pelo acordeonista Carlos Lopes, tendo cantado sempre apoiado pela sua guitarra, temas conhecidos, além de “Porto de Abrigo”, dos álbuns “A Chave”, de 2011 e “Não Tenhas Medo do Escuro”, de 2016, como “Erro no Sistema” - “uma letra muito inteligente do Zé Fialho Gouveia que fala de amor com termos de informática”. Aliás, o seu último álbum, ao qual pertence esta canção, tem muitos temas que focam as tecnologias actuais, como por exemplo “SMS” e “Põe de Lado o GPS”.

Autoclassificando-se como “um artista completamente independente”, cujas referências são especialmente José Mário Branco, Rui Veloso, Luís Represas, Jorge Palma, Jorge Fernando, João Afonso e Fausto, Rogério Charraz, que dá preferência à música portuguesa e lusófona, anunciou o lançamento do seu quarto álbum para o dia 4 de Abril. E, para anteceder essa data e comemorar os seus 40 anos, irá fazer um concerto no dia 21 de Janeiro no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Charraz & Os Irrevogáveis (a sua actual banda) convidaram para o “4.0” Júlio Resende, Né Ladeiras, Ricardo Ribeiro e os Virgem Suta, estreando também quatro inéditos.

Texto de Edite Esteves