Usuários

"ELZA, MINHA LUZ" de Almerinda Romeira e Edite Esteves



Data:

07 de Novembro de 2017


Hora:

18h30


Local:

Auditório Maestro Frederico de Freitas

Av. Duque de Loulé, 31 1069-153 Lisboa


Apresentação de

Dr.ª Margarida Ivo da Silva



“UMA CELEBRAÇÃO DA VIDA”

Mais do que a trágica história de uma jovem mãe que morre aos 39 anos vítima de um cancro da mama superagressivo, “Elza, minha luz”, de Almerinda Romeira e Edite Esteves, livro lançado pela Cultura Editora no âmbito da Onda Rosa, “é uma celebração da vida”.

Margarida Ivo Silva, cirurgiã do Hospital de Santa Maria, que apresentou a obra no passado dia 7 de Novembro de 2017 na Sociedade Portuguesa de Autores, assim o considerou, tal como o fez uma das autoras presentes, a cooperadora da SPA e editora e jornalista da revista AUTORES Edite Esteves.

Esta história verídica, nas palavras de Margarida Ivo, “é uma história de amor de Elza para com todas as pessoas que ela não quer que passem o que ela passou e de fraternidade entre toda a comunidade de São Bartolomeu do Sul”, uma aldeia de 350 habitantes do concelho de Castro Marim, que se juntou numa cadeia de solidariedade, a fim de amenizar o sofrimento da sua Elza. Além disso, constitui, conforme sublinhou, “um documento formativo” em relação à doença em si mesma, com vários testemunhos de especialistas e da própria Elza, que chegou a escrever um diário no período de maior agressividade da doença, e ainda em relação à região e aos seus costumes nos anos 70, 80 e 90 do século XX.

O livro tem vindo a ser apresentado em vários locais e em estações de rádio e televisão, estando prevista para já nova apresentação no programa SIC Mulher e ainda durante o almoço habitual de confraternização do grupo de Antigos Alunos do Liceu Nacional de Faro, que ambas as autoras frequentaram. O almoço realiza-se no Farol da Guia, em Cascais, no próximo dia 18 de Novembro.

Texto de Edite Esteves