Entrega da Medalha de Honra a António Torrado



Data:

15 de Dezembro de 2017


Local:

Sala-Galeria Carlos Paredes

Rua Gonçalves Crespo, 62




ANTÓNIO TORRADO HOMENAGEADO EM ALMOÇO DE NATAL DA SPA

Foi no ambiente quente dos seus pares mais chegados na casa que também é sua há muitos anos que António Torrado, um dos nomes mais destacados da literatura portuguesa, designadamente pela sua obra para os mais jovens e pela sua extensa e representativa obra dramatúrgica, foi distinguido com a Medalha de Honra da SPA.

José Jorge Letria fez questão de homenagear o conceituado autor e membro efectivo da Direcção da Sociedade Portuguesa de Autores, durante o almoço de Natal que juntou membros dos corpos sociais e dirigentes de todos os departamentos da cooperativa no dia 15 de Dezembro último, nada divulgando por antecipação.

Face à surpresa, António Torrado, nos seus 78 anos, respondeu com o bom humor que sempre o caracteriza, num discurso breve entrecortado por “um certo embaraço”, segundo confessou. “Sou um homem de palavras escritas e tenho vivido para as histórias”, começou por afirmar. “Costumo usar muito o ‘era uma vez’, mas agora preferia dizer ‘era uma voz’, já que a voz se perpetua para além do momento e fica o registo dela”. Invocando o tempo que o destino lhe der, Torrado salientou que esta é também a sua casa e que todos ali são seus amigos e companheiros de jornada, “especialmente o José Jorge que tem feito desta casa a casa de todos nós”.

O presidente da SPA lembrou que António Torrado foi membro da Direcção da SPA mesmo antes da mudança operada nas eleições de Setembro de 2003 e integrou sempre a Direcção como membro efectivo para a área do Teatro. Letria fez também referência à extensão, diversidade e importância da obra publicada por António Torrado durante décadas, formulando votos no sentido de que essa capacidade criativa se mantenha e aprofunde ainda mais.

Texto de Edite Esteves