Usuários

Spa-a-cmyk

Balanço da pandemia na vida cultural em entrevistas que darão origem a livro

 Encontra-se realizada a série de entrevistas que integra o projecto "O Vírus, a Cultura e o Futuro" (título provisório), que dará origem a um livro, com a chancela da Guerra e Paz, antes do final do ano, a um ciclo de divulgação regular no site da SPA e ainda, eventualmente a um programa de televisão com periodicidade a anunciar.

Esta série de entrevistas com figuras centrais da nossa vida artística e cultural pretende fazer um levantamento dos danos causados pela actual pandemia e também um escrutínio amplo das perspectivas quanto ao que o futuro nos reserva.
 
Os entrevistados foram Lídia Jorge, José Barata-Moura, Fernando Rosas, António Victorino d'Almeida, Mário de Carvalho, Carlos Fiolhais. Olga Roriz, José de Guimarães, José Manuel Castanheira, Mário Vieira de Carvalho, Mário Mesquita, Nicolau Santos, Álvaro Cassuto, Rui Vieira Nery e José Pacheco Pereira. As entrevistas têm cerca de 25 minutos cada e foram feitas por José Jorge Letria, presidente das SPA, tendo as filmagens estado a cargo de Jaime Serôdio, que também fez a cobertura fotográfica dos diálogos para efeitos de publicação em livro.
 
Os entrevistados, com base nas suas experiência pessoais e profissionais, traçam, na área da cultura e das artes, a primeira grande perspectiva global que envolve a vivência da pandemia e dos seus efeitos na nossa vida colectiva em termos culturais, artísticos, políticos e sociais. Esta é mais uma das iniciativas dinamizadas e concretizadas pela SPA neste difícil ciclo da vida cultural portuguesa. Outras surgirão em breve, designadamente um livro sobre a ligação das mulheres à cultura, com a participação de importantes nomes da nossa vida literária e artística.
 
Lisboa, 7 de Setembro de 2020