Cisac

CISAC analisa em Tóquio a situação Mundial do direito de autor e escolhe equipa para o próximo triénio

 Está a decorrer em Tóquio, tendo como anfitriã a sociedade de autores japonesa JASRAC (que agora completa 80 anos de existência), a assembleia geral anual da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), com sede em Paris.

Participam nesta assembleia, que terá o seu ponto culminante no dia 30, os principais dirigentes das sociedades de autores de todo o mundo. Neste acto será eleito o Conselho de Administração da CISAC para o próximo triénio. Paralelamente decorrem dezenas de reuniões que envolvem sociedades dos vários continentes.
 
Os participantes na assembleia geral da CISAC abordarão temas como as campanhas realizadas pela confederação a favor e uma justa remuneração dos autores e de uma tecnologia sempre melhorada que permita identificar e esclarecer positivamente a situação dos autores em cada país. A SPA fornecerá às suas congéneres informações sobre o desenvolvimento do programa lusófono de cooperação, que suscita crescente interesse internacional.
 
Também serão analisados casos mais problemáticos como são os da sociedade espanhola SGAE e das sociedades gregas, agora sob tutela governamental, na sequência dos graves problemas que as afectaram. A SPA está representada nesta assembleia geral da CISAC, confederação presidida pelo compositor francês Jean-Michel Jarre.
 
Lisboa, 28 de Maio de 2019