Logo_cisac

Comité Europeu da CISAC decorrerá em Lisboa em Abril de 2012

A assembleia anual do Comité Europeu da CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores) realizar-se-á em Lisboa, no final de Abril de 2012, tendo a SPA como anfitriã e co-organizadora. Esta decisão foi tomada por unanimidade no final da assembleia daquele comité realizada em Praga, nos dias 28 e 29 de Abril passado, no qual a SPA esteve representada pelo seu Presidente, José Jorge Letria, e pela directora do Departamento de Relações Internacionais Dra. Vanda Guerra.

Em Praga estiveram mais de 80 dirigentes de cerca de 50 sociedades europeias, representando todas as disciplinas criativas, tendo sido discutidos assuntos como as relações das sociedades de autor com a CISAC e com o GESAC, novos modelos de contratualização dos repertórios, os desafios colocados por novas tecnologias de comunicação e ainda os efeitos da crise económica e financeira global no mundo do direito de autor.

Durante dois dias, dezenas de sociedades que irão estar presentes em  Lisboa na Primavera de 2012 fizeram o diagnóstico da gestão colectiva do direito de autor.

A assembleia anual do Comité Europeu da CISAC é o mais importante evento daquela confederação logo a seguir à assembleia geral que este ano decorrerá em Bruxelas no início de Junho, sendo precedida, na mesma capital pela Cimeira Mundial do Direito de Autor.

Na assembleia do Comité Europeu programada para Lisboa está prevista a participação de mais de 80 representantes de cerca de 50 sociedades de autores de todas as áreas criativas. A escolha de Lisboa e da SPA como sociedade anfitriã foi recebida com entusiasmo por todos os presentes. Pelo caminho ficaram outras cidades, designadamente devido ao facto de, após as assembleias deste comité, terem decorrido em capitais como Estocolmo e Istambul, se ter decidido deslocar o evento para a Europa do Sul.

 
Lisboa, 3 de Maio de 2011