Il_woman_cisag_-_1_dia_04-11-2019_34_

Conferência Internacional sobre as mulheres nas indústrias criativas voltará a Lisboa no próximo ano

 No final da recente conferência internacional Women@CISAC, organizada pela SPA em parceria com a CISAC nos dias 4 e 5 de Novembro de 2019, no Centro Cultural Culturgest, em Lisboa, foi decidido por todos os presentes, por unanimidade, que a próxima edição do evento, que passa a ser anual, voltará a decorrer em Lisboa, com o acolhimento da SPA, dado o agrado que esta primeira conferência organizada na capital portuguesa gerou em todos os participantes.  

Este evento, que visou promover a discussão, a reflexão e a troca de ideias entre diferentes mentalidades e abordagens, bem como estimular a compreensão da urgente necessidade de criar e de promover a igualdade de oportunidades e de representação das mulheres nas indústrias criativas à escala global, trouxe a Lisboa participantes de todas as partes do mundo, da Austrália aos Estados Unidos, passando pela Europa ou pela África.
 
A sessão de abertura contou com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, do Director Geral da CISAC, Gadi Oron, e do presidente da SPA e do Grupo Europeu das Sociedades de Autores (GESAC), José Jorge Letria. Os oradores dos painéis demonstraram grande qualidade e os temas foram amplamente discutidos por todos os assistentes. Como oradora por parte da SPA esteve Amélia Muge, autora e membro da Direcção da cooperativa que efectuou uma intervenção viva e apelativa.
 
Foi efectuada a apresentação internacional do Estudo sobre o Perfil do Autor Português, promovido no corrente ano em articulação com a Universidade de Lisboa (ISCSP), assim como os resultados do inquérito realizado pela Women@Cisac às sociedades de autores membros da CISAC. No dia 5 foram aprovadas as linhas de orientação para o futuro e as recomendações a serem apresentadas à Direcção da CISAC
 

Gadi Oron e José Jorge Letria efectuaram a sessão de encerramento, tendo o primeiro agradecido à SPA o apoio na organização do evento que reputou de grande qualidade. José Jorge Letria, em nome da cooperativa dos autores portugueses, congratulou-se com o facto de, mais uma vez, Lisboa e a SPA serem anfitriãs de eventos internacionais que discutem relevantes temas, não só para o direito de autor, como também para a sociedade em geral.
  










Lisboa, 8 de Novembro de 2019