Gesaclogo

Cópia privada no centro da Assembleia do GESAC em Bruxelas

Aplaudida a escolha de António Vitorino

Realizou-se em Bruxelas, na sede da SABAM, no passado dia 24, a assembleia geral ordinária do GESAC (Grupo Europeu das Sociedades de Autores e Compositores), com a participação de José Jorge Letria e Vanda Guerra, respectivamente presidente e directora do Departamento de Relações Internacionais, em representação da SPA.

Foram debatidos e votados temas como a cópia privada, o estatuto das obras órfãs, o direito de sequência e o “Livro Verde” sobre a situação do audiovisual. Procedeu-se, igualmente às eleições de Robert Ashcroft, da PRS, do Reino Unido, para substituir Teddy Bautista, da SGAE, entretanto demitido das suas funções, após cerca de três décadas à frente dos destinos da sociedade de autores espanhola.

Na mesma reunião foi anunciado que o comissário europeu Michel Barnier nomeou o Dr. António Vitorino, ex-comissário europeu e ex-ministro, para coordenar o debate no seio dos países da União Europeia sobre a Cópia Privada. A competência e a experiência do político e jurista português foram largamente elogiadas e sublinhada a grande expectativa que rodeia a escolha do seu nome para esta função.

Foi também sublinhada a importância que a cópia privada tem para o futuro das sociedades de gestão colectiva na Europa.

Lisboa, 29 de Novembro de 2011