Dia_do_autor_2018

Dia do Autor distingue a 22 de Maio vários autores e Premeia José Pacheco Pereira celebrando os 50 anos de carreira de Fernando Tordo


Realiza-se no próximo dia 22, com início às 18 horas, a festa do Dia do Autor Português 2018, que assinala também a passagem do 93º aniversário da cooperativa dos autores portugueses. O acto será presidido pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, também associado da SPA e filho de um cooperador que foi há anos distinguido com a Medalha de Honra da instituição.

A mensagem do Dia do Autor será lida pelo realizador António-Pedro Vasconcelos, que aceitou representar na sessão comemorativa os autores portugueses.
 
Pela primeira vez será entregue o Prémio José Mariano Gago para o melhor livro de divulgação científica, como homenagem ao cientista e ex-ministro e como forma de estímulo aos cientistas portugueses para se assumirem também como autores.
 
Será lançada a antologia de poesia lusófona "Coração Navegante" e apresentado o CD "Não Sou o Único", homenagem da SPA ao Zé Pedro, dos "Xutos e Pontapés", com cinco novos autores e 10 canções originais.
 
Também será entregue, em mais uma edição, o Grande Prémio de Teatro Português SPA/Teatro Aberto.
 
Serão distinguidos com a Medalha de Honra da SPA o historiador e político Fernando Rosas, Artur Anselmo, professor universitário e presidente da Academia das Ciências, a jornalista e escritora Maria Antónia Palla, a Fundação Champalimaud, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu do Aljube, Carlos Tê, Tino Costa, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
 
Os prémios Pró-Autor serão entregues ao radialista António Miguel, a Mário Assis Ferreira, à Feira do Livro de Lisboa e à Monstra.
 
O Prémio de Consagração de Carreira será entregue ao historiador e activo cooperador José Pacheco Pereira. O Dia do Autor termina com uma actuação de Fernando Tordo, que está a comemorar 50 anos de carreira e receberá uma homenagem da SPA por esta efeméride.
 
O presidente da SPA fará, no início, uma intervenção sobre a vida da cooperativa e a sua importância a nível nacional e internacional, agora que foi eleita para a vice-presidência do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores, com sede em Bruxelas. 
 
Lisboa, 15 de Maio de 2018