Usuários

Gesac

Direcção do GESAC reuniu em video-conferência a partir de Bruxelas com muitas questões quanto ao futuro

 Realizou-se hoje, por video-conferência, a reunião do "Board" do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC), com sede em Bruxelas e presidida por Jean-Noel Tronc, CEO da SACEM de França. José Jorge Letria participou como membro do "Board", depois de ter sido presidente da própria organização. Numa intervenção referiu a importância e o contributo da cópia privada para o possível equilíbrio financeiro da SPA.

A intervenção de Veronique Desbrosses, secretária-geral do GESAC, permitiu fazer um balanço da situação que se vive nos países que integram o GESAC e discutir e analisar propostas vindas de Jean-Noel Tronc, designadamente as que se prendem com a cooperação entre as várias sociedades e uma que se traduz na exigência dirigida à Comissão Europeia de aceitar um amplo debate sobre as questões da cultura e do direito de autor antes do fim do ano. Sobre uma posição recente da União Europeia foi notado e criticado o facto de serem referidos os problemas do audiovisual e dos média com a inaceitável omissão das questões da cultura.
 
Como foi afirmado em várias intervenções, ninguém sabe como a situação vai evoluir na Europa, sendo óbvio e preocupante o agravamento da pandemia à escala global.
Os membros do "Board" ainda discutiram no final da reunião medidas a adoptar com vista à redução dos custos de funcionamento da organização. O assunto será liderado por Jean-Noel Tronc nas próximas semanas.
 
O presidente do GESAC apelou ao "Board" para preparar a reunião estratégica da organização marcada para 17 de Novembro. Todas as reuniões presenciais do GESAC foram canceladas até ao final do ano.
 
Lisboa, 29 de Setembro de 2020