Gesac

Direcção do GESAC reuniu-se por "ZOOM" e analisou a situação cultural do continente

 A Direcção do GESAC reuniu-se por "zoom", a partir de Bruxelas, no passado dia 20, sob a presidência de Jean-Noel Tronc, presidente da organização, que substituiu há meses José Jorge Letria na liderança da organização.

Foram dadas informações sobre a situação das sociedades de autores no difícil contexto pandémico. José Jorge Letria, que foi presidente e vice-presidente do GESAC, participou juntamente com os restantes oito membros eleitos. Foi debatido e aprovado um excelente estudo sobre a situação do direito de autor numa Europa que se debate com os duros constrangimento impostos pela pandemia. A qualidade do estudo, agora a ser partilhado pelas sociedades que integram o GESAC, foi sublinhada por todo os membros da Direcção.
 
Foi apresentada uma campanha sobre a gestão colectiva na Europa da União. Entre os vários assuntos abordados foi referida a possibilidade de vir a ser criado um passaporte sanitário europeu com referência à aplicação de vacinas, o qual facilitará o processo de circulação dos cidadãos em geral e dos artistas e autores em particular. Prosseguem, entretanto, os contactos com a Comissão Europeia e haverá nova reunião da Direcção no próximo mês de Maio. Foi afirmado por vários dirigentes presentes que a Europa vive, por causa da pandemia, uma das mais duras experiências de sempre.
 
Lisboa, 21 de Janeiro de 2021