05

Exposição "A FACE DOS LIVROS" reanima culturalmente a SPA

 Encontra-se patente ao público desde o dia 22 deste mês na sala galeria Carlos Paredes a exposição "A Face dos Livros, organizada pela Ephemera, estrutura arquivística e de preservação da memória documental e histórica criada e dirigida pelo historiador e comentador político José Pacheco Pereira.

Esta exposição constitui o primeiro acto cultural aberto ao público, em conformidade com as regras de protecção sanitária em vigor, desde Março de 2020.
 
A mostra apresenta um total de 105 livros em vitrines e capas de 42 livros em painéis, valorizando obras dos principais criadores plásticos que em várias décadas criaram capas para obras de referência. Na inauguração usaram da palavra José Pacheco Pereira, em nome da Ephemera, e José Jorge Letria, presidente da Direcção e do Conselho de Administração da SPA e também Carla Pacheco da Ephemera. Ambas as instituições têm em projecto outras formas de cooperação.
 
Mais perto do final do ano, a SPA apresentará no mesmo espaço uma exposição de homenagem a Bernardo Santareno, cujo centenário do nascimento foi comemorado em 2020. Esta exposição foi concebida e será montada pela SPA para homenagear um dos maiores dramaturgos portugueses de todos os tempos que esteve sempre ligado à cooperativa dos autores portugueses. "A Face dos Livros" estará patente ao público até ao Verão, com obras de José de Almada Negreiros, Stuart Carvalhais, Bernardo  Marques e Raquel Roque Gameiro, entre outros.

Lisboa, 26 de Abril de 2021