Spa-a-cmyk

Gabinete de exportação da música portuguesa

No passado dia 15 de Fevereiro foi assinado um protocolo entre o Ministério da Cultura, a SPA e a GDA, com vista à criação do Gabinete de Exportação da Música Portuguesa (Portugal Music Export), estrutura cuja constituição foi concebida e proposta à tutela pelas organizações que defendem, respectivamente, os autores e os artistas. A assinatura deste protocolo representa o primeiro passo para a institucionalização de um gabinete que assegure a exportação da produção musical portuguesa de diversas áreas e géneros.

O esforço que conduziu à assinatura deste protocolo foi realizado conjuntamente pela SPA e pela GDA, tendo sido precedido por repetidas diligências da SPA junto de vários titulares da pasta da Cultura.

O Ministério da Cultura, que já iniciou um processo de apoio à estrutura que representa os galeristas portugueses, coloca deste modo também a música portuguesa no seu programa de internacionalização da produção cultural nacional.

Assinado o protocolo, iniciar-se-á o processo de instalação do Gabinete de Exportação da Música Portuguesa, em moldes já analisados com o Ministério da Cultura. A SPA congratula-se com a decisão da ministra da Cultura de viabilizar a criação desta nova estrutura de exportação, que poderá contribuir para a criação de mais riqueza para Portugal e para uma mais ampla difusão internacional dos repertórios nacionais, esperando que o Portugal Music Export possa estar em breve ao serviço efectivo dos autores e dos artistas desta área da vida cultura portuguesa.