Spa-a-cmyk

Google reúne-se com a SPA:


Decorreu na sede da SPA uma reunião entre a Google, que a solicitou, e os responsáveis pelas Relações Internacionais e pelo Departamento Jurídico da cooperativa. Nessa reunião, a representante da Google em Portugal e Espanha, Bárbara Navarro, afirmou que a sua empresa pretende continuar a desenvolver as suas actividades no respeito estrito dos princípios e normas que gerem o Direito de Autor, tendo reconhecido que tal não aconteceu no passado e que foi errada a forma como se desencadeou o "Google Library Project". Bárbara Navarro assegurou que não se irá digitalizar nenhuma obra daqui para o futuro sem prévia consulta aos respectivos titulares, pelo que a empresa considera importante prosseguir uma política de aproximação aos organismos de gestão colectiva, bem como o estabelecimento de um diálogo construtivo com os autores através desses organismos.

Por seu turno, os representantes da SPA destacaram o facto de não existir qualquer preconceito contra a utilização de obras protegidas no meio digital, desde que os respectivos direitos sejam efectivamente respeitados e protegidos, o que lamentavelmente está longe de ser regra nesse domínio.

Por último, a SPA mostrou-se disponível para futuras e regulares negociações, tendo como objectivo as obras dos autores que representa. Nessa perspectiva, novas reuniões virão a ser agendadas, com o objectivo de se aprofundar o diálogo entre a Google e a SPA.

A Administração
14 de Janeiro de 2010