Spa-a-cmyk

Jaime Salazar Sampaio dá nome a ciclo da SPA

Coordenação de Isabel Medina e António Ramos Rosa Cooperador da SPA

O ciclo “A Dramaturgia e a Prática Teatral”, interrompido há meses devido ao falecimento do seu coordenador e cooperador da SPA Jaime Salazar Sampaio, irá ser retomado em breve com coordenação a cargo de Isabel Medina, dramaturga, encenadora e cooperadora.

Entretanto, como forma de homenagem ao dramaturgo e cooperador que durante anos coordenou com êxito e considerável participação de público essa iniciativa cultural o ciclo passará a ter o seu nome, sendo designado por “Ciclo Jaime Salazar Sampaio de Dramaturgia e Prática Teatral”. Deste modo, a SPA reafirma o reconhecimento pela valiosa colaboração prestada à cooperativa durante quase duas décadas, por um dos nomes mais importantes do teatro português. O reinício do ciclo está programado para meados de Novembro.

Entretanto, no dia 22 de Novembro, às 18.30h, decorrerá no auditório Frederico de Freitas uma sessão evocativa da obra de Jaime Salazar Sampaio, com a participação de personalidades que com ele conviveram e que tiveram participação activa no ciclo que coordenou.

O poeta António Ramos Rosa, beneficiário da SPA desde 1977 e um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa do século XX, passou, por decisão da Direcção e por preencher os requisitos necessários para que tal acontecesse, a gozar do estatuto de cooperador, facto que muito honra a nossa cooperativa.
Autor de uma vasta obra poética e ensaística, António Ramos Rosa foi três vezes indicado pela SPA como candidato português ao Prémio de Poesia Reina Sofia, atribuído anualmente em Espanha e que só distinguiu até hoje a poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner.
Enquanto cooperador, o seu nome vem somar-se ao de outros grandes nomes da literatura portuguesa que foram ou são cooperadores da SPA.

Lisboa, 27 de Outubro de 2010