Serigrafia_de_carlos_paredes_gabinete_do_presidente_07-06-2019_3_

Livro sobre Carlos Paredes e "MAPA DOS AUTORES PORTUGUESES" em próximas edições apoiadas pela SPA

 A SPA tem prevista a publicação antes do final do ano de um livro sobre a vida e a obra de Carlos Paredes (Fevereiro de 1925 - Julho de 2004), que foi um destacado cooperador da instituição, com vasta obra editada. O compositor e músico doou o seu espólio bibliográfico e discográfico à SPA, bem como condecorações, uma guitarra de concerto com a qual gravou grande parte da sua obra e ainda uma guitarra de ensaio. Parte desse material fez já parte de uma importante exposição patente na SPA.

O livro foi organizado por Paulo Sérgio Santos, jornalista e actualmente jurista, que foi presidente do Conselho Fiscal da SPA e apresentador em duas séries do programa "Autores" na TVI que foram premiadas pela crítica do sector. A obra inclui um grande número de testemunhos de pessoas de diversos sectores que conheceram Carlos Paredes e com ele conviveram ao longo de décadas.
 
Paulo Sérgio Santos está também ligado à elaboração dos textos biográficos que integrarão o livro "Mapa dos Autores Portugueses", uma das próximas edições patrocinadas pela SPA para dar a conhecer as terras de origem de largas dezenas de importantes autores portugueses de várias disciplinas desde a segunda metade do século XIX e cobrindo todas as regiões do país.
 
Do acervo artístico da SPA consta um retrato de Carlos Paredes da autoria do pintor Marco Moura doado à cooperativa em 2004.
 
Lisboa, 12 de Junho de 2019