Usuários

Js

Livros sobre Fernando Tordo no "FIO DA MEMÓRIA" fala de meio século de Portugal e da Cultura

 A colecção Fio da Memória, da Guerra e Paz, com o apoio da SPA, acaba de editar a entrevista autobiográfica de Fernando Tordo intitulada "Não Houve Geração Mais Rica do Que a Nossa", assinalando assim a passagem dos 50 anos de carreira do autor e intérprete de "Adeus Tristeza", entre muitas outras canções de êxito último meio século.

Numa longa conversa com José Jorge Letria, presidente da SPA, Fernando Tordo fala da sua vida e carreira, destacando a longa experiência de trabalho criador com José Carlos Ary dos Santos, o tempo vivido nos Açores, a passagem criativa pelo Brasil em anos mais recentes e ainda os tempos dos "Sheiks" em Lisboa e no Algarve e a importância dos Festivais RTP da Canção, que viria a vencer com "Tourada", criada por si e por Ary dos Santos. Tordo fala também da sua ligação ao PCP como cantor e animador cultural e dos anos que precederam Abril e dos que vieram a seguir. Fala ainda da forma como vê o mundo e a vida com um ritmo de trabalho e criação cultural assinalável.
 
À conversa conduzida por José Jorge Letria juntam-se, para além das feitas por Inácio Ludgero, fotos ilustrativas das várias etapas da carreira e da vida de Fernando Tordo e também muitas do seu espólio pessoal. É um livro sobre um homem, sobre a sua obra e sobre o nosso tempo.
 
Lisboa, 3 de Dezembro de 2019