Il_cerim_nia_de_homenagem_a_lluis_llach_a_20-04-2017_370_

Medalha de Honra da SPA para Lluís Llach em sessão cultural portuguesa e catalã

A Medalha de Honra da SPA foi entregue no dia 20 de Abril ao cantor-autor catalão e deputado do Parlamento da Catalunha Lluís Llach. Entregue por José Jorge Letria, presidente da SPA, esta distinção representou um acto de consagração do autor e artista que se apresentou pela primeira vez em Portugal em Maio de 1974, no Teatro S. Luís, convidado pela Emissora Nacional dias após o 25 de Abril. Como resultado desta presença em Portugal, Lluís Llach compôs e gravou a canção "Abril 74", que se tornou uma das mais famosas dessa época por tudo o que representava em termos políticos.

Na cerimónia em que Lluís Llach foi distinguido foi apresentada a nova tradução do livro "Dois Povos Ibéricos: Portugal e Catalunha" (ed.Guerra e Paz), do catalão Félix Cucurull, grande amigo de Portugal e empenhado lutador contra as ditaduras que atormentaram os dois países ibéricos.

Para participar na cerimónia esteve na SPA Raul Romeva, titular da pasta dos Assuntos Externos, das Relações Institucionais e da Transparência do governo catalão. Na sessão cultural que homenageou Lluís Llach e a cultura catalã foi celebrado o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, usou igualmente da palavra o jornalista Ramon Font, delegado do governo catalão em Lisboa. Esteve também na SPA Isabel Roig, vereadora da Cultura da Câmara De Arenys de Mar, terra natal de Félix Cucurull.

Poemas catalães foram lidos por Ana Zanatti e Mercedes Balsemão. Agradecendo a Medalha de Honra da SPA, Lluís Llach falou da sua obra, de uma luta de décadas em defesa das liberdades e recordou o significado que teve para si a actuação em Lisboa em Maio de 1974. Nessa época actuaram também em Lisboa no Teatro S. Luís Pi de la Serra, Maria del Mar Bonet e Ovidi Montlor.

Lisboa, 21 de Abril de 2017