Spa-a-cmyk

Os Corpos Sociais da SPA analisaram situação financeira e organizativa da Cooperativa e escolheram nomes para premiar em 2021

 Os corpos sociais da SPA estiveram reunidos em tele-conferência, tendo aprovado as propostas de nomes a serem premiados no próximo ano, designadamente com os prémios Pedro Osório, José da Ponte, Igrejas Caeiro e de Jornalismo Cultural. Esses nomes serão oportunamente anunciados.

Foi também decidido que no dia 25 de Maio de 2021 se realiza na Sala Carlos Paredes, de acordo com a normas de protecção sanitária, a celebração do dia do Autor, com a entrega das Medalhas de Honra e dos Prémios Pró-Autor. A gala anual da SPA irá realizar-se no segundo semestre do ano nas condições que a situação sanitária permitir.
 
A Direcção tomou também conhecimento das acções de gestão desenvolvidas pela Conselho de Administração a nível do quadro de pessoal, da reorganização das delegações em todo o país e das despesas com a segurança e com a frota automóvel da cooperativa, entre outros sectores.
 
Como foi afirmado pelo presidente da Direcção, é imperioso conter despesas e reorganizar os múltiplos encargos da cooperativa para que a SPA continue a assegurar a defesa regular e competente dos direitos e interesses de milhares de autores. Foi também prestada uma detalhada informação financeira que dá conta da violência com que a pandemia atingiu toda a vida cultural e artística do país e inevitavelmente a própria SPA.
 
Nesta reunião foi aceite a integração na cooperativa de 45 novos beneficiários vindos de todas as disciplinas, com destaque para área da letra e música.
 
Foi ainda analisada a situação dos prémios que a pandemia até agora impediu que fossem presencialmente entregues. Continuam entretanto a ser recebidos textos concorrentes ao Prémio Maria Velho da Costa, com anúncio do vencedor até ao final do ano.
 
Os corpos sociais ficaram também a saber que continuam a ser gravados os programas feitos em parceria com a TVI, com a SIC e com a TSF, demonstração de que a SPA partilha com o maior número de destinatários possível os seus objectivos e o trabalho dos seus associados. 
 
No mês de Dezembro a SPA divulgará um texto com a indicação das mudanças inadiáveis que irão ser introduzidas no funcionamento da cooperativa. A situação sanitária a nível global exige que a assembleia geral do Plano e Orçamento para 2021 venha ser realizada por via digital em moldes a anunciar com a brevidade possível.
 
Lisboa, 26 de Outubro de 2020