Usuários

Spa-a-cmyk

Pesar da SPA pela morte do cantor e compositor popular Tó Maria Vinhas

 A SPA manifesta o seu pesar pelo falecimento, no passado dia 22 de Julho, aos 76 anos, do cantor-autor popular Tó Maria Vinhas, seu beneficiário desde Março de 1974 e cooperador desde Novembro de 1993.

Nascido a 11 de Julho de 1944 no concelho do Sabugal, Aldeia Velha, tornou-se conhecido do grande público nos anos 80 através dos seus temas infantis, datando, no entanto, o seu primeiro trabalho do ano de 1973. Nas décadas seguintes compôs e lançou vários singles de sucesso, tendo escrito canções e colaborado com inúmeros artistas como Emanuel, Tony Carreira, Marco Paulo e José Malhoa. A sua melodia mais divulgada foi “Formiga, Formiguinha”.
 
Gravou para a Discossete um disco de fábulas clássicas, aventurando-se ainda na área da escrita com os dois livros infantis Jeny, A Menina do Planeta Sigor (1990) e O Louco, A Cabra e o Disco Voador: Zé Santana e o Extraterrestre (1991).
 
Participou no Festival RTP da Canção 2007 como co-letrista do tema Dança Comigo (Vem Ser Feliz) em parceria com Emanuel e cantado por Sabrina, o qual veio a ser vencedor e representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção naquele ano em Helsínquia. 
 
A SPA endereça à família de Tó Maria Vinhas o seu solidário pesar em nome dos autores portugueses.
 
Lisboa, 30 de Julho de 2020