Il-antonio_tavares_teles

Pesar da SPA pela morte do jornalista e autor António Tavares Teles

 A SPA manifesta o seu pesar pela morte aos 77 anos, no Algarve, do jornalista e escritor António Tavares Teles, beneficiário da cooperativa desde 1980 e cooperador desde Março de 1991.

Nascido no Pinhão (Alto Douro), António Tavares Teles afirmou-se como jornalista, designadamente na área do desporto, e também como autor de livros e de programas de televisão, designadamente com Herman José, para quem criou textos para a figura do "Estebes" de um dos seus programas famosos.
 
Estudou no Porto e nas universidades de Lisboa e Coimbra, partindo depois para Moçambique, onde integrou a redacção da "Tribuna". Entretanto, opositor à ditadura, esteve e exilado em Paris, Bruxelas, Rio de Janeiro e de novo em Bruxelas, onde recebeu a notícia do 25 de Abril. Regressado a Portugal, foi contratado para dirigir um serviço no Ministério da Comunicação Social.
 
Desligado da Função Pública, dedicou-se em exclusividade à colaboração com os órgãos de comunicação, designadamente com jornais, rádio e televisão.
Geriu uma galeria de pintura no Algarve, onde vivia e onde acabou por falecer.
 
Deixou Lisboa, publicou vários livros, um deles sobre Filipe Soares Franco, que foi presidente do Sporting Clube de Portugal. A SPA, de que era cooperador, apoiou alguns dos seus projectos criativos. Publicou também o livro "Do Pinhão ao Porto" (Afrontamento), de 2017.
 
Tavares Teles era conhecido nos jornais e nas intervenções regulares na TSF pelo seu humor, sentido crítico e criativa combatividade.
 
A SPA testemunha à família do autor a sua solidariedade e lamenta a perda de uma personalidade invulgar. Tavares Teles viveu as lutas e inquietações do seu tempo de uma forma inconfundível. 
 
Lisboa, 21 de Novembro de 2019