Usuários

Il_adelino_gomes

Prémio Igrejas Caeiro entregue a Adelino Gomes


 O Prémio Igrejas Caeiro de Rádio foi entregue, no passado dia 20 de Abril de 2015, ao jornalista Adelino Gomes como forma de reconhecimento da actividade por ele desenvolvida ao longo de décadas em várias estações de rádio e como jornalista do "Público". Adelino Gomes foi também provedor do ouvinte. Após ter defendido tese de doutoramento no ISCTE, Adelino Gomes desenvolve actualmente actividade como investigador académico.
 
Apresentado por José Jorge Letria, presidente da SPA, que lhe entregou o Prémio Igrejas Caeiro, Adelino Gomes destacou os méritos do patrono do prémio como homem da comunicação e da cidadania que tomou posições corajosas contra a ditadura nos anos 50 e 60 do século passado.
 
Os prémios Igreja Caeiro foram atribuídos anteriormente a Luís Filipe Costa e a João Paulo Guerra, também dois nomes fundamentais da história da rádio em Portugal.
 
Este Prémio Igrejas Caeiro foi dedicado por Adelino Gomes ao jornalista madeirense Tolentino da Nóbrega, recentemente falecido, que se destacou, durante décadas, pela forma como cobriu jornalisticamente a vida política, social e económica da Madeira.

Dedicou também o prémio a Alípio de Freitas, figura da resistência e combatente pela liberdade, que se encontrava presente.

Adelino Gomes e mais algumas dezenas de pessoas da área da comunicação propuseram a atribuição, a título póstumo, da Ordem da Liberdade a este profissional do "Público".
 
O prémio patrocinado pelo Millenniumbcp tem o valor pecuniário de 2.000 euros e inclui um troféu da autoria de Fernando Filipe.
 
 
Lisboa, 22 de Abril de 2015


Veja aqui a galeria de fotos da entrega do Prémio Igrejas Caeiro
 
 

Adelino Gomes | Prémio Igrejas Caeiro 2015Galeria de fotos da entrega do Prémio Igrejas Caeiro 2015 a Adelino Gomes, no Auditório Maestro Frederico de Freitas (SPAUTORES), ontem, dia 20 de Abril de 2015.

Posted by Sociedade Portuguesa de Autores on Terça-feira, 21 de Abril de 2015