Voz-dos-poetas3

Projecto "A Voz dos Poetas"

A SPA já está a pôr em prática o projecto “A Voz dos Poetas”, que consistirá num significativo conjunto de gravações áudio de poetas que são membros da cooperativa e que participarão dizendo os seus próprios poemas.

Este projecto de características inéditas em Portugal permitirá à SPA, sem qualquer apoio externo, preservar um património literário de inexcedível valor cultural e documental.

Desta série de gravações irão resultar discos individuais com a voz dos próprios poetas. Numa primeira fase, serão abrangidos somente poetas que têm o estatuto de cooperadores e que se encontram numa fase avançada da sua vida e obra, contando-se entre eles alguns dos nomes mais importantes da poesia portuguesa contemporânea. Outros nomes e obras se seguirão nos próximos anos, no âmbito da concretização deste projecto.

Deste modo, e no quadro do trabalho que tem vindo a desenvolver no sentido de preservar e difundir a cultura portuguesa nas suas várias disciplinas, a SPA passará a dispor de uma colecção única de gravações com as vozes dos poetas dizendo os seus próprios poemas. Todas as gravações serão complementadas com a obtenção de um registo de imagens fixas e em movimento dos poetas que intervêm no projecto, tendo em vista o interesse documental destas presenças.

Até ao momento, foram efectuadas sessões de gravação com os poetas Vasco Graça Moura e Casimiro de Brito, estando outras já programadas.

Está ainda prevista a edição regular de CD's com os registos efectuados que irão ser tornados acessíveis ao público em moldes a definir com a colaboração dos poetas que aceitarem integrar este projecto.

Lisboa, 15 de Dezembro de 2011