Spa-a-cmyk

Reunião extraordinária do GESAC

A SPA esteve presente, no passado dia 8 de Fevereiro, em Bruxelas, na assembleia geral extraordinária do GESAC (Grupo Europeu das Sociedades de Autores e Compositores), em que foram analisadas as posições recentes da Comissão Europeia sobre a gestão colectiva do direito de autor no mercado único da música digital.

Representaram a SPA nesta reunião magna do GESAC o presidente da cooperativa, José Jorge Letria, e a directora do Departamento de Relações Internacionais, Dra. Vanda Guerra.

Dirigentes de mais de duas dezenas de sociedades presentes tiveram oportunidade de debater com o director do Departamento de Direito de Autor da Comissão Europeia, Martin Luder, vários aspectos da directiva que se encontra em preparação e que lhes suscita legítimas  apreensões e dúvidas. No entender das sociedades presentes, a posição de Bruxelas é cada vez mais desfavorável aos autores, em nome dos alegados interesses dos consumidores e usuários.

No decorrer da assembleia geral foram igualmente analisadas formas de organização e trabalho comum que fortaleçam a posição das sociedades de autores europeias, sempre em número crescente devido à adesão ao GESAC de novas sociedades de países do Leste da Europa.

Lisboa, 18 de Fevereiro de 2011