Usuários

Youtube

Sociedade Portuguesa de Autores e YouTube chegam a acordo para a Música

 
COMUNICADO

 
 - Criadores portugueses de música, compositores e autores irão beneficiar financeiramente por terem os seus vídeos disponíveis no YouTube
 
Lisboa, Portugal, 30 de junho de 2014. O YouTube e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), entidade que representa a música, os criadores internacionais e os compositores portugueses, chegaram a um acordo, no passado dia 30 de Junho de 2014, que prevê estimular a criação de música portuguesa e encorajar a presença dos músicos locais no YouTube. O acordo de licenciamento permitirá aos criadores de música, compositores e autores portugueses e internacionais adquirir rendimentos em Portugal através do YouTube.
 
Vídeos com trabalhos de detentores de direitos representados pela SPA serão, a partir de agora, pagos em Portugal, sendo que os titulares desses direitos irão receber uma comissão. As receitas serão geradas quando os anúncios são exibidos em vídeos de parceiros do YouTube 
 
“Com esta nova fonte de receita, os detentores de direitos da SPA irão também beneficiar economicamente pela utilização das suas criações em termos de audiovisual e de vídeos de música nos serviços do YouTube. Chegar a um acordo com o YouTube é um marco que cria novas oportunidades para os nossos detentores de direitos”, afirmou José Jorge Letria, Presidente do Conselho de Administração e CEO da SPA.
 
“Estamos extremamente satisfeitos com um acordo com a SPA e os seus artistas musicais. Este acordo irá promover a criação de música portuguesa e permitir aos artistas, compositores e autores receberem rendimentos pelos seus vídeos no YouTube”, afirma Christophe Muller, Diretor de Parcerias Globais de Música do YouTube. “É também um grande marco para a comunidade do YouTube, para quem ouvir música e descobrir novos artistas no YouTube é uma parte importante de sua experiência online.” 
 
Sobre a SPA

A SPA representa os interesses de mais de 20,000 autores portugueses, bem como autores estrangeiros que implementam de forma coletiva a gestão de seus direitos económicos. A SPA é uma cooperativa de responsabilidade limitada, fundada em 1925 para a Gestão e Representação dos Direitos de Autor de todas as disciplinas literárias e artísticas, visuais e audiovisuais.
 
Sobre o YouTube

O YouTube é a mais popular comunidade de vídeos online do mundo que permite a milhões de pessoas descobrir, assistir e partilhar vídeos originais. O YouTube oferece um fórum para as pessoas se conetarem, informarem e inspirarem outras pessoas em todo o mundo e funciona como uma plataforma de distribuição para criadores de conteúdo original e anunciantes, tanto grandes como pequenos. O YouTube LLC está sediado em São Bruno, na Califórnia, e é uma subsidiária da Google Inc.