Usuários

03

SPA congratula-se com a entrega do Prémio Camões a Manuel Alegre, reconhecimento de uma obra e de uma vida

A SPA congratula-se com a merecida atribuição do Prémio Camões de 2017 a Manuel Alegre, de 81 anos, como forma de reconhecimento da importância e da diversidade da sua obra e também de uma vida intensamente dedicada ao combate pela liberdade e pela democracia.

Manuel Alegre é beneficiário da SPA desde Fevereiro de 1970 e seu cooperador desde Janeiro de 1997.

O nome do vencedor do prémio, que tem o valor de 100 mil euros, foi anunciado na sede da Biblioteca Nacional Brasileira, no Rio de Janeiro.
Manuel Alegre é o 12º português a receber o prémio no conjunto de 29 distinguidos até à data. A escolha do nome do autor de "A Praça da Canção" foi "unânime e rápida", conforme revelou Paula Morão, membro do júri.

Manuel Alegre, distinguido em 2016 pelo Presidente Marcelo Rebelo Sousa com o Prémio de Consagração de Carreira na SPA, afirmou ter recebido a notícia 'com serenidade e alegria' e reconheceu a importância de Luís de Camões como a mais forte referência literária da sua obra.

Manuel Alegre foi um militante destacado da luta pela liberdade em Portugal, tendo sido detido pela PIDE em Luanda em 1965. Foi, logo após o 25 de Abril de 1974, um dos mais destacados dirigentes do PS, mas também deputado com uma longa e importante carreira e ainda secretário de Estado da Comunicação Social. Foi duas vezes candidato à Presidência da República.

A SPA manifesta a sua alegria por ver distinguido com o Prémio Camões um dos mais destacados cooperadores e autores literários portugueses, com uma obra que nos honra e estimula.

Lisboa, 9 de Junho de 2017