Spa-a-cmyk

SPA congratula-se com a vocação da Fortaleza de Peniche para ser Museu Nacional da Resistência

A SPA congratula-se com o facto de o grupo consultivo nomeado pelo ministro da Cultura para encontrar uma solução para a Fortaleza de Peniche se ter pronunciado a favor de uma solução museológica e não da sua transformação numa pousada. Construída nos séculos XVI-XVII, a fortaleza foi durante décadas uma prisão da ditadura de Salazar pela qual passaram mais de 2.500 presos políticos.

Símbolo da luta de várias gerações de antifascistas portugueses pela liberdade e pela e democracia, a Fortaleza de Peniche poderá integrar um restaurante, uma cafetaria e um auditório, tendo as condições necessárias para vir a ser o Museu Nacional da Resistência, não obstante a falta de meios financeiros do Estado e do município local para concretizar esse objectivo com a indispensável qualidade.

Num tempo de progressivo esvaziamento da memória com vários países da Europa a serem marcados por preocupantes viragens à direita, tudo deve ser feito em Portugal para deixar presente e partilhável a memória sempre viva da violenta repressão exercida pelo Estado Novo sobre homens e mulheres que não desistiram de lutar.

A SPA, por considerar indispensável essa memória, entende que todas as instituições que valorizam o papel da cidadania na defesa da liberdade e da democracia devem poder contribuir nos moldes adequados para que este projecto museológico não se perca e para que possa mostrar às novas gerações um espaço emblemático da repressão e do terror impostos pela ditadura.

A SPA, que ainda recentemente teve patente uma exposição evocativa de Humberto Delgado e da sua acção como lutador pela liberdade e como autor e que ainda tem patente uma exposição sobre os danos causados pela Censura à vida cultural portuguesa, bater-se-á para que Peniche possa acolher o Museu Nacional da Resistência e para que esta memória nunca deixe de estar associada à luta dos criadores culturais que sempre foram um alvo privilegiado da repressão.

Também nesse sentido avança o esforço da SPA com o objectivo de tornar possível a criação do Museu do Autor Português em Lisboa.

Lisboa, 19 de Abril de 2017