Knowledge-1052010_1920-st

SPA cria Prémio anual Mariano Gago para o Melhor Livro de Cientista Português

A SPA, em conformidade com o elogio que tem vindo a dirigir aos autores de obras científicas que deseja ver associados à cooperativa, tomou a decisão de criar um prémio anual a ser atribuído ao autor português do melhor livro de divulgação científica publicado no ano anterior.

O prémio terá o nome de José Mariano Gago, cientista de prestígio internacional e também ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, que faleceu em 17 de Abril de 2015. Foi ministro durante 12 anos. É hoje consensual a importância e o alcance do seu trabalho, que muito contribuiu para valorizar os investigadores portugueses, sublinhando a relevância científica do seu trabalho, que criou condições para que fosse devidamente apoiado e promovido.

O prémio terá o valor pecuniário de 2.500 euros, inclui um troféu e será atribuído no dia 22 de Maio, Dia do Autor Português, durante a comemoração que decorrerá na Galeria Carlos Paredes, no edifício 2 da cooperativa. Neste momento, a SPA está a constituir o júri que tomará oportunamente a decisão de escolher a obra a premiar.

A criação deste prémio anual segue-se à entrega do Prémio Vida e Obra ao cientista António Damásio, médico, neurocientista, investigador de renome mundial e conselheiro de Estado, distinguido, na presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, na gala realizada no CCB no passado dia 20 de Março. A SPA irá dar divulgação internacional a este novo prémio que tem carácter inédito no seio das sociedades de gestão colectiva.

A SPA considera fundamental a presença dos cientistas na comunidade dos autores portugueses, porque tem condições para defender os seus direitos e contribuir para a merecida difusão das suas obras.

Lisboa, 27 de Março de 2018