Usuários

Igrejas_caeiro

SPA criou prémio Igrejas Caeiro para consagrar figuras destacadas da rádio em Portugal

A SPA decidiu instituir o Prémio Igrejas Caeiro, que será atribuído, com periodicidade anual, a uma personalidade da rádio em Portugal cujos méritos estejam há muito reconhecidos em qualquer área criativa daquele meio de comunicação.

O prémio que se destina a consagrar e reconhecer o talento de autores e comunicadores do meio radiofónico português constará de um troféu e de um diploma e será entregue, a partir de 2013, numa sessão pública promovida pela SPA.

Desta forma, a SPA homenageia Igrejas Caeiro, figura histórica da rádio em Portugal, mas também do cinema, do teatro e da cidadania, que foi um activo cooperador da SPA, tendo sido distinguido, nomeadamente, com a Medalha de Honra e o Prémio de Consagração de Carreira da cooperativa em 2005. Recorde-se que Igrejas Caeiro, afastado compulsivamente da Emissora Nacional pela ditadura de Salazar, foi responsável por cerca de 300 entrevistas radiofónicas com algumas das figuras mais marcantes da vida cultural, artística, cientifica e cívica nacional.

Lisboa, 2 de Agosto de 2012