Js_programa_lingua_mae_-_cmtv_-_marcelo_castello_branco_da_ubc_11-01-2020_3_

SPA e Presidente da CISAC conversam em Lisboa sobre Lusofonia e a unidade das Sociedades de Autores

 Marcelo Castello Branco, presidente executivo da CISAC e CEO da sociedade brasileira UBC, esteve em Lisboa, onde se reuniu com o Conselho de Administração da SPA. Durante essa conversa foram analisados aspectos como a relação entre as sociedades brasileiras e a portuguesa e o trabalho de aprofundamento da cooperação lusófona que a SPA tem vindo a dinamizar a vários níveis com resultados visíveis e internacionalmente reconhecidos e aplaudidos. O presidente da SPA anunciou a Marcelo Castello Branco a criação este ano de um prémio anual a atribuir anualmente a um autor lusófono de qualquer disciplina.

Por outro lado, o presidente da SPA conversou com o presidente da CISAC sobre as relações entre aquela confederação e o GESAC, com sede em Bruxelas, de que é presidente e que irá ter eleições em Maio próximo. Ambos sublinharam a importância de se ter a liderança destas importantes estruturas internacionais nas mãos de dirigentes de língua portuguesa. Ambos conversaram também sobre a situação internacional do direito de autor, sobre a sua expansão e consolidação na Ásia Pacífico e sobre a necessidade de se consolidar a unidade das sociedades de autores, tendo sobretudo em conta a importância global da CISAC, presente nos vários continentes com posições fortes e consensuais.
 
Sobre estes aspectos, Marcelo Castello Branco e José Jorge Letria já haviam falado recentemente em Londres durante a reunião do Conselho de Administração da CISAC, no quadro de uma dinâmica de cooperação e diálogo que tem vindo sempre a aprofundar-se, tendo o português como estimulante plataforma comum.
 
Lisboa, 13 de Janeiro de 2020