Usuários

Spa-a-cmyk

SPA entrega Prémios a Autores no primeiro trimestre de 2021

 Retomando a sua prática anual de reconhecimento do mérito de autores e outras personalidades que se têm destacado na defesa dos criadores culturais e da cultura, a SPA irá distinguir nos meses iniciais de 2021 várias figuras cujo trabalho merece celebração e aplauso.

Homenageando, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, um criador musical de mérito indiscutível, o Prémio Pedro Osório será atribuído a Rodrigo Leão pelo disco editado este ano e que confirma as qualidades que marcam a sua obra como pianista, compositor e orquestrador. Recorde-se que os nomes mais importantes da música portuguesa, de Pedro Abrunhosa a Sérgio Godinho e Fernando Tordo, entre outros, foram já distinguidos com este prémio.
 
Por ouro lado, o Prémio Igrejas Caeiro para criadores na área da comunicação radiofónica será atribuído a Cândido Mota, um dos nomes mais destacados da história da rádio em Portugal, com muitos programas feitos durante décadas e com uma participação sempre de referência no “Em Órbita”.
 
O Prémio José da Ponte para um jovem criador musical já com obra publicada será entregue a Luís Severo, criador e intérprete do CD “O Sol Voltou”, de 2019, pelas qualidades já reconhecidas.
 
Os prémios José da Ponte e Igrejas Caeiro de 2020  ainda não puderam ser entregues, respectivamente a Samuel Úria e a João David Nunes, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, mas estarão nas mãos certas logo que seja possível, podendo eventualmente coincidir essas entregas com as dos mesmos prémios de 2021. Na altura própria anunciaremos as datas.
 
Por último, o Prémio de Jornalismo Cultural será entregue no primeiro trimestre de 2021 à jornalista Alexandra Carita do “Expresso” pelo trabalho realizado ao longo de vários anos naquela área  de trabalho jornalístico.
 
No dia 25 de Maio, de acordo com a evolução das medidas de protecção sanitária impostas pelo ciclo pandémico, realizar-se-á a cerimónia do Dia do Autor Português, que inclui a entrega de medalhas de honra da cooperativa e  dos prémios Pró-Autor. Na ocasião, Paulo de Carvalho receberá o Prémio de Consagração de Carreira, que estava programado para maio deste ano e que ficou adiado em consequência das limitações impostas pela Direcção-Geral de Saúde.
 
Lisboa, 18 de Dezembro de 2020