Usuários

Pr_mio_autores_2014_site

SPA entregou na Câmara Municipal de Lisboa os Prémio Autor 2014

 No passado dia 8 de Maio foram entregues, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, os Prémios Autor do ano corrente, referentes à produção cultural de 2013. Pela primeira vez, estes prémios não terão cobertura televisiva, uma vez que a RTP, contrariando o disposto no contrato anual entre as duas instituições, se recusou a produzir a Gala do Prémio Autores, apresentando pouco tempo depois uma gala anual da sua exclusiva iniciativa com o designação "Lumen".


Tendo a Câmara de Lisboa cedido o seu Salão Nobre, a SPA decidiu promover ali a sessão de entrega dos Prémios Autor, que irão contemplar oito categorias autorais e artísticas, num total de 22 prémios. Serão também entregues os três prémios especiais, respectivamente ao Prof. Doutor José-Augusto França, um dos nomes mais importantes da História de Arte a nível europeu e também escritor e ensaísta com vasta obra publicada, que receberá o Prémio Vida e Obra, à Associação Nacional de Municípios Portugueses, que receberá o prémio para a Melhor Programação Cultural do ano anterior, e ainda a Ruy Mingas, cantor e compositor angolano que, além do seu percurso como embaixador e membro do governo do seu país, criou uma obra marcante na história da música popular angolana; a Ruy Mingas será entregue o Prémio Internacional deste ano.
 
A sessão, que contará com intervenções do presidente da SPA, José Jorge Letria, e do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, será apresentada pela jornalista Marta Atalaya, da SIC.
 
No final da sessão actuará o Quarteto de Cordas.
 
A lotação do Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa força a SPA a restringir consideravelmente o número de presenças, facto que tanto os premiados como o público em geral por certo compreenderão. Na realidade, não estamos em presença de uma Gala mas sim de uma sessão de entrega de Prémios Autor, com a solenidade que o momento exige.
 
Lisboa, 9 de Maio de 2014