Usuários

Il_jos_cid_a_05-02-2016_6_-red

SPA felicita José Cid pelo Grammy Latino de excelência e sublinha o carácter excepcional da sua carreira e obra como autor e intérprete

 A SPA manifesta a sua grande satisfação pelo facto de José Cid, cooperador desde 27 de Fevereiro de 1986 e autor galardoado com o Prémio de Consagração de Carreira da cooperativa, em 2009, ter sido distinguido com o Grammy Latino de Excelência Musical, que lhe será entregue em Las Vegas numa cerimónia marcada para 13 de Novembro.

Este importante prémio foi também atribuído a Joan Baez e à cubana Omara Portuondo, entre outros, tal como caso de José Cid, pela excelência das suas carreiras musicais.
 
José Cid é, desde meados dos anos sessenta do século passado, um dos mais criativos e activos autores e intérpretes portugueses, com temas que continuam a estar presentes no ouvido e na memória também afectiva de várias gerações de portugueses. Acompanhado por um grupo de músicos experientes, José Cid mantém uma actividade intensa por todo o país atraindo públicos de muitas idades. O grupo "1111", que liderou e que integrava também Tozé Brito, foi um ponto excepcional nesta longa e brilhante carreira.
 
Nome central da música portuguesa em geral e do pop/rock em particular, José Cid, com 77 anos, mantém um notável ritmo de produção discográfica e prepara neste momento a edição de um novo disco.
 
Já felicitado pelo Presidente da República e pelo Primeiro-ministro, José Cid tornou pública a sua alegria pela atribuição deste prémio que muito orgulha também a SPA de que ele é, há décadas, um representante exemplar, tanto em Portugal como no estrangeiro.
 
O anúncio do prémio foi feito pela Academia Latina da Gravação. O prémio é atribuído a artistas que deram contribuições excepcionais para a música latina. A academia sublinha também o modo como o músico-autor "adaptou sem esforço a influência da música popular anglo-saxónica ao estilo original do pop/rock português".
 
A SPA felicita calorosamente José Cid por esta distinção que honra a sua cooperativa e toda a música portuguesa, sublinhando as qualidades excepcionais há muito reconhecidas e aplaudidas.
 
Lisboa, 23 de Agosto de 2019