Usuários

Spa-a-cmyk

SPA presente em Bruxelas na Cimeira Mundial do Direito de Autor e nas Assembleias da CISAC e do BIEM

A SPA esteve representada em Bruxelas nos dias 7,8,9 e 10 de Junho, respectivamente na Cimeira Mundial do Direito de Autor, na Assembleia Geral da CISAC e na Assembleia Geral do BIEM, actos que este ano tiveram como cenário a capital belga. A representação da cooperativa esteve a cargo do presidente da Direcção e do Conselho de Administração, José Jorge Letria, e da directora do Departamento de Relações Internacionais, Dra. Vanda Guerra.

Na terceira edição da Cimeira Mundial as anteriores decorreram em Bruxelas e em Washington, respectivamente em 2007 e em 2009- participaram cerca de 650 delegados vindos dos cinco continentes que analisaram temas de interesse comum como o combate à pirataria, as leis nacionais da cópia privada, os desafios e problemas colocados pela revolução tecnológica em curso e ainda as formas de relacionamento com os poderes políticos, com o público em geral e, em particular, com as gerações mais jovens.

Na cimeira intervieram personalidades como o comissário europeu Michel Barnier, responsável pela área do direito de autor e da propriedade intelectual na Comissão Europeia.

Tanto na Cimeira como na Assembleia Geral da CISAC esteve presente e interveio o presidente daquela confederação, o músico Robin Gibb, figura mítica do grupo Bee Gees.

Grande parte das intervenções produzidas no decorrer destes três eventos sublinharam o modo como a crise mundial se está a reflectir perigosamente na gestão colectiva do direito de autor.

A próxima assembleia geral da CISAC ficou marcada para a primeira quinzena de Junho de 2012, em Dublin.

Durante os trabalhos da Assembleia Geral da CISAC, José Jorge Letria anunciou o apoio disponibilizado pela SPA para a criação de uma sociedade de autores em Timor Leste.

Decorreram, entretanto, várias reuniões bilaterais com sociedades congéneres e foi formalizado o processo de adesão da SPA ao EWC (Congresso Europeu de Escritores European Writers Congress), a mais importante instituição europeia na área da literatura.