Js_dra

SPA recebe técnicos da Sociedade Caboverdiana de Música (SCM) para estágio profissional

 A SPA, no âmbito do projecto lusófono que tem vindo a desenvolver, acolheu entre os dias 7 e 18 de Janeiro de 2019, nas instalações da sede da cooperativa, três técnicos que irão ser os responsáveis pelas principais áreas técnicas da Sociedade Caboverdiana de Música (SCM). Este estágio, que contou igualmente com o apoio da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) e teve a duração de duas semanas, abrangeu os vários aspectos da estrutura e funcionamento de uma sociedade de gestão colectiva. 

Ao longo das 75 horas de duração desta iniciativa, os técnicos caboverdianos envolvidos tiveram a oportunidade, não só de obter formação teórica, mas igualmente de verificar na prática junto de cada um dos departamentos da SPA, aspectos fundamentais como o acolhimento e a inscrição dos Autores, a prática jurídica em direitos de autor, as relações com sociedades congéneres e organizações internacionais, os sistemas de informação e informática, o licenciamento nos mais diversos domínios ou a documentação de obras e a distribuição de direitos. No âmbito deste estágio foi ainda efectuada uma visita à delegação da SPA em Leiria.
 
A cooperativa dos autores portugueses formula votos no sentido de que estes novos técnicos da SCM possam colocar em prática rapidamente a aprendizagem obtida, de modo a que a SCM se fortaleça e concretize os seus objectivos na defesa dos autores. 
 
Lisboa, 21 de Janeiro de 2019