Spa-a-cmyk

SPA reeleita em Dublin para o Comité Executivo do CIADLV

 SPA foi reeleita para mais um mandato de dois anos no Comité Executivo do Conselho Internacional de Autores Dramáticos Literários e Audiovisuais, durante a assembleia geral daquele conselho realizada em Dublin, nos dias 13 e 14 de Abril. A presença no Comité Executivo do CIADLV volta a ser assegurada por José Jorge Letria, Presidente da Direcção e do Conselho de Administração, que já representa a SPA naquela estrutura de direcção desde 2005.

Participaram na assembleia geral de Dublin cerca de 60 representantes de sociedades de autores provenientes de mais de duas dezenas de países. O presidente da SPA interveio no primeiro dia da assembleia com uma comunicação sobre o contributo da economia da cultura para o combate à crise. Participaram na assembleia de Dublin o ministro da Cultura da Irlanda e o vereador da cultura da capital do país, para além de um grande número de realizadores de cinema e televisão, escritores e dramaturgos.

O Comité Executivo do CIADL será presidido nos próximos dois anos pelo realizador e argumentista Yves Nilly, da SACD, de França, e integra oito elementos de outros tantos países. Participaram também na assembleia de Dublin representantes das sociedades de autores do Brasil e da Argentina.

Recorde-se que a assembleia geral do CIADLV em 2006 decorreu em Lisboa, com a SPA como anfitriã.
No debate com o ministro da Cultura Jimmy Reeniban foi referida a  semelhança das crises irlandesa e portuguesa e o contributo que a cultura, os autores e os artistas podem dar para as superar.

Lisboa, 19 de Abril de 2011