Spa-a-cmyk

SPA reforçou apoio em 2020 à actividade criativa

 A SPA continuou em 2020, apesar da crise pandémica que afectou violentamente toda a sociedade e com forte incidência no sector cultural, a apoiar a actividade criativa nas diferentes áreas, desde a música à literatura, passando pelo audiovisual ou pelas artes cénicas. 

Das verbas atribuídas pelo designado “Fundo Cultural”, resultado dos direitos obtidos por via da cópia privada, a cooperativa aprovou 183 novos projectos, no valor global de 1.392.759 Euros. Também em 2020 foi pago o valor de 1.815.449 Euros relativo a projectos em curso, alguns iniciados anteriormente. 
 
Recorde-se que os projectos apoiados pelo “Fundo “Cultural” são objecto de candidaturas nos termos do regulamento em vigor as quais são apreciadas por um júri composto por quatro elementos, cooperadores representativos das diversas áreas de criação.
 
Deste modo, a SPA conseguiu apoiar com montantes significativos os seus associados permitindo que a actividade criativa não parasse nesta fase tão crítica que todos atravessamos.
 
A cooperativa dos autores portugueses aplicou todos os meios ao seu alcance para apoiar os autores neste dramático ciclo pandémico, atitude que continuará a manter dentro das limitações existentes mas sempre com o intuito de defender cada vez mais e melhor os seus associados na hora em que eles mais precisam da casa que os representa.
 
Lisboa, 19 de Fevereiro de 2021