Spa-a-cmyk

SPA torna-se membro Associado do Conselho Europeu de Escritores

A Sociedade Portuguesa de Autores passa a integrar, com o estatuto de membro associado, o European Writers Council (Conselho Europeu de Escritores), com sede em Bruxelas. A candidatura formalizada naquela capital durante a Cimeira Mundial do Direito de Autor, em 7 e 8 de Junho passado, foi aceite na última reunião da Direcção do EWC.

O European Writers Council foi fundado em 1977, integrando presentemente 55 organizações de escritores e tradutores de 29 países europeus. Estas organizações, das quais três são supranacionais, representam mais de 55 mil escritores e tradutores literários de toda a Europa.

O EWC é reconhecido e está representado em estruturas de âmbito mundial como a UNESCO e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), com sede em Genebra.

A aceitação da SPA no seio do EWC resulta do reconhecimento do papel que a literatura tem, desde sempre, na vida da cooperativa dos autores portugueses, seja pelo número de associados dessa área epela sua representatividade nacional e internacional,seja pelopelo facto de desenvolver actividade editorial, prémios literários instituídos e regular presença mediática.

O European Writers Council, a mais importante estrutura europeia na área da literatura e da tradução literária, permitirá à SPA ter uma intervenção mais alargada de divulgação e participação neste domínio a nível internacional.

Lisboa, 8 de Julho de 2011