Destaques

Adiado_2020

Grave situação da saúde pública determina adiamento da Gala da SPA no CCB dia 26

 A SPA tomou conhecimento da decisão do governo tomada no passado dia 9 de contrariar a realização de eventos artísticos e outros que juntem mais de mil pessoas em recintos fechados. Esta medida restritiva agrava-se nos eventos com mais de cinco mil pessoas em recintos abertos.

A SPA tem marcada a sua gala anual com transmissão pela RTP2 para o dia 26 de Março no CCB. A sala tem lotação superior a mil pessoas e nunca a SPA, em edições anteriores, ali concentrou menos de 800 pessoas. Por este motivo, mesmo ponderando as expectativas criadas e todas as responsabilidades já assumidas, o Conselho de Administração da SPA, lamentando o transtorno que possa ser causado pela iniciativa decidiu cancelar a gala, deixando em aberto a possibilidade da sua realização numa data a acertar entretanto com o CCB e com a RTP.
 
Na altura própria, os prémios anuais das várias disciplinas serão entregues a todos os distinguidos, agradecendo a SPA aos júris que durante meses efectuaram as suas escolhas.
 
A decisão do Conselho de Administração da SPA foi tomada em consonância com o Dr. Elísio Summavielle, presidente do Conselho de Administração do CCB, interlocutor da SPA na preparação deste evento anual.
 
A SPA não quer deixar de comemorar com qualidade os centenários do nascimento de Amália Rodrigues e Bernardo Santareno, de entregar o Prémio Vida e Obra a António Victorino d'Almeida e de distinguir o município de Leiria com o Prémio para a Melhor Programação Cultural Autárquica. Tal irá acontecer quando a situação da saúde pública estiver estabilizada e o permitir com a tranquilidade e a segurança indispensáveis.
 
Outros eventos artísticos marcados para datas próximas das da gala da SPA foram também cancelados ou adiados.
 
A cooperativa dos autores portugueses, reivindicando sempre um lugar condigno na programação da televisão pública, tudo fez para garantir o êxito desta gala com uma equipa técnica e artística activa há mais de dois meses.
 
Entretanto a SPA lamenta o cancelamento de importantes eventos internacionais da sua área institucional como a assembleia geral electiva do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (presidido por José Jorge Letria), marcada para 7 de Março em Bruxelas, que deveria eleger a nova presidência e a estrutura directiva para o próximo triénio e que talvez possa vir a realizar-se no final de Junho na mesma capital.
 
Lisboa, 11 de Março de 2020