Destaques

Salvador_e_luisa_sobral_st

SPA felicita Salvador e Luísa Sobral, seus associados, pela vitória no festival da Eurovisão em Kiev

A SPA manifesta a sua satisfação pela vitória de Salvador Sobral no Festival da Eurovisão, realizado em Kiev, com a canção "Amar pelos Dois", da autoria de Luísa Sobral, cantora-autora e sua irmã. Salvador Sobral é associado da SPA desde 2016 e Luísa Sobral desde 2010.

A vitória desta canção, cantada e sempre assumida em português, poderá ter contribuído, com a sua simplicidade e excelência, para abrir novos caminhos para a música portuguesa, na Europa e no mundo, sobretudo num tempo de profunda crise da indústria discográfica. O modo como Salvador Sobral cantou, falou nas conferências de imprensa e assumiu uma esmagadora vitória poderá também contribuir para que o mercado musical perceba, como o próprio cantor corajosamente afirmou, que fazer música não é um mero acto de “fogo de artifício”.

Salvador Sobral, com uma voz e uma atitude pessoal e artística que todos saudaram, desde o Presidente da República e o Primeiro-Ministro ao brasileiro Caetano Veloso, mostrou que é possível e desejável ser bom e ser diferente e, ao mesmo tempo, fazer com que o Festival da Eurovisão adopte outras atitudes e estéticas quando se trata de valorizar a qualidade, evitando assim ser um muito previsível e pouco estimulante desfile anual de banalidade. O contributo de Salvador e Luísa Sobral já ficou na história do evento, com plena legitimidade.

Cantada em português, a canção "Amar pelos Dois" é já hoje uma referência internacional e um exemplo de como se pode trabalhar bem e acentuar a excelência criativa e interpretativa sem o recurso a fórmulas esgotadas.

Espera a SPA que o Festival da Eurovisão que se realizará em Lisboa em 2018 confirme esta tendência e esta qualidade.

A cooperativa dos autores portugueses felicita calorosamente Salvador Sobral e Luísa Sobral, seus associados, pelo brilhante resultado alcançado, que honra a música portuguesa e os seus criadores e intérpretes.

Lisboa, 15 de maio de 2017