EXPOSIÇÃO | DIAKUYU – Fotojornalistas portugueses na Ucrânia

A exposição foi pré-inaugurada no dia 19 de Maio, inserida nas comemorações do Dia do Autor Português e do 97° Aniversário da SPA, tendo sido aberta ao público no dia 20 de Maio, às 18h, na Galeria Carlos Paredes, na SPA, seguida de uma visita comentada pelo curador e pelos autores.

A Sociedade Portuguesa de Autores e a associação CC11 apresentam a exposição Diakuyu дякую I Obrigado – Fotojor­nalistas portugueses na Ucrânia, uma mostra de fotografias de doze fotojornalistas portugueses que estiveram em reporta­gem na Ucrânia durante o conflito com a Rússia. Uma organização conjunta da SPA e da CC11, com o apoio da Junta de Freg­uesia de Santa Maria Maior.

“Esta exposição surge e como uma forma de homenagem dos autores portugueses a um povo que, não aceitando a rendição e o medo, é capaz de sacrificar a própria vida”, escreve José Jorge Letria, Presidente da SPA, no texto de apresentação.

Inauguração da exposição no passado dia 20 de Maio. 
Previous
Next
SPAUTORES©Jaime Serôdio

Este momento dramático que assola a Europa e o mundo, teve uma forte cobertura mediática desde o primeiro momento e os fotojornalistas portugueses estiveram na primeira linha para com o seu ponto de vista, transmitirem o sofrimento mas também a resistência do povo ucraniano. Pretende-se assim valorizar o trabalho destes fotógrafos, exibindo-o de uma forma mais nobre e duradoura, que a voragem das notícias já não permite.

A exposição tem a curadoria de Alexandre Almeida, a partir de uma seleção de fotografias de Adriano MirandaAndré Luís AlvesDaniel RodriguesEduardo LealJoão PorfírioMiguel A. LopesMiguel MansoNuno VeigaPaulo Nunes dos SantosRui CariaRui Duarte Silva e Tiago Miranda.

Richard Zimler assinala no seu texto de apresentação, “Todos os dias, fotógrafos audaciosos arriscam as suas vidas para documentarem o sofrimento causado por violências atrozes e conflitos armados – e também para nos lembrarem a necessi­dade absoluta de estabelecer a paz.”

VISITE A EXPOSIÇÃO
De 2ª a 6ªFeira das 9h00 às 19h00
Sala-Galeria Carlos Paredes
Rua Gonçalves Crespo nº 62 – Lisboa

ENTRADA LIVRE!
Patente até 2 de Setembro de 2022.

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt