A EXPOSIÇÃO ESTARÁ ENCERRADA ENTRE OS DIAS
21 DE ABRIL E O 28 DE ABRIL DE 2023.
A exposição foi pré-inaugurada no dia 19 de Maio, inserida nas comemorações do Dia do Autor Português e do 97° Aniversário da SPA, tendo sido aberta ao público no dia 20 de Maio, às 18h, na Galeria Carlos Paredes, na SPA, seguida de uma visita comentada pelo curador e pelos autores.
A Sociedade Portuguesa de Autores e a associação CC11 apresentam a exposição Diakuyu дякую I Obrigado – Fotojornalistas portugueses na Ucrânia, uma mostra de fotografias de doze fotojornalistas portugueses que estiveram em reportagem na Ucrânia durante o conflito com a Rússia. Uma organização conjunta da SPA e da CC11, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
“Esta exposição surge e como uma forma de homenagem dos autores portugueses a um povo que, não aceitando a rendição e o medo, é capaz de sacrificar a própria vida”, escreve José Jorge Letria, Presidente da SPA, no texto de apresentação.
Inauguração da exposição no passado dia 20 de Maio.
SPAUTORES©Jaime Serôdio
Este momento dramático que assola a Europa e o mundo, teve uma forte cobertura mediática desde o primeiro momento e os fotojornalistas portugueses estiveram na primeira linha para com o seu ponto de vista, transmitirem o sofrimento mas também a resistência do povo ucraniano. Pretende-se assim valorizar o trabalho destes fotógrafos, exibindo-o de uma forma mais nobre e duradoura, que a voragem das notícias já não permite.
A exposição tem a curadoria de Alexandre Almeida, a partir de uma seleção de fotografias de Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel A. Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva e Tiago Miranda.
Richard Zimler assinala no seu texto de apresentação, “Todos os dias, fotógrafos audaciosos arriscam as suas vidas para documentarem o sofrimento causado por violências atrozes e conflitos armados – e também para nos lembrarem a necessidade absoluta de estabelecer a paz.”
VISITE A EXPOSIÇÃO
De 2ª a 6ªFeira das 9h00 às 19h00
Sala-Galeria Carlos Paredes
Rua Gonçalves Crespo nº 62 – Lisboa
ENTRADA LIVRE!