Pesar pela morte de Francisco Pinto Balsemão

A SPA manifesta o seu pesar pela morte, aos 88 anos de Francisco Pinto Balsemão, político, empresário de comunicação social (criador do Expresso em 1973 e da cadeia de televisão SIC).
Fundador, com Francisco Sá Carneiro e Magalhães Mota, do PSD, Pinto Balsemão foi Primeiro-Ministro, entre 1981 e 1983.

Foi um elemento muito destacado na Ala Liberal, no final da ditadura de Marcelo Caetano, tendo-se batido pela lei de imprensa e pela modernização do regime ditatorial, objectivo alcançado com o triunfo dos militares em 25 de abril de 1974.

Para além disso, Pinto Balsemão, foi professor universitário e o grande dinamizador da SIC como primeiro canal privado de televisão, actividade em que contou com a colaboração de jornalistas como Emídio Rangel. Integrou também, por decisão de Marcelo Rebelo de Sousa, o Conselho de Estado e manteve-se politicamente activo até ao fim dos seus dias.

Era um cidadão sempre cumpridor das responsabilidades que assumia, dentro e fora da política e do meio empresarial, e também um defensor dos direitos dos jornalistas, destacando-se pela cordialidade exigente com que tratava os seus interlocutores.

A SPA atribuiu-lhe a Medalha de Honra em 2023 para assinalar a comemoração dos 50 anos da criação do Expresso, em que teve como parceiro Marcelo Rebelo de Sousa. Há cerca de três anos Francisco Pinto Balsemão publicou um livro de memórias, essencial para a compreensão do seu percurso político e das etapas da sua intervenção política e empresarial.

A SPA recorda a sua cordialidade como jornalista e respeitada figura pública que sempre defendeu com firmeza e competência a liberdade de imprensa.
À família enlutada, a SPA, homenageando Francisco Pinto Balsemão, endereça o testemunho do seu pesar solidário, tendo presente a forma como sempre se relacionou com a Impresa, na salvaguarda dos direitos dos autores. Será difícil para a empresa e para a família lidarem com a pesada perda de um homem político e empresário que muito fez para instalar e preservar a vida democrática em Portugal, sempre com dignidade e rigor.

Lisboa, 22 de Outubro de 2025

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt