A SPA assinala os 80 anos do nascimento de Fernando Assis Pacheco cooperador desde 1979 e grande poeta e cronista

A SPA assinala a passagem do 80º aniversário do nascimento, em 1 de Fevereiro, de Fernando Assis Pacheco, jornalista, poeta, ficcionista, cronista e autor de letras de canções. Fernando Assis Pacheco era associado da SPA desde Novembro de 1978 e seu cooperador desde 31 de Agosto de 1979, tendo usado durante anos o número 598 desta cooperativa.

O autor morreu subitamente, vítima de doença cardíaca, no dia 30 de Novembro de 1995, na Livraria Bucholz, que frequentava quase diariamente, até devido à proximidade geográfica com o seu local de trabalho, já que era redactor do semanário “O Jornal”, na Avenida da Liberdade. Coincidindo com o aniversário do nascimento do escritor, é agora lançado o livro “Tenho Cinco Minutos para Contar uma História” (edição Tinta da China), que reúne as crónicas que escreveu para a rádio pública portuguesa e que deixou gravadas na RDP.

Natural de Coimbra, Fernando Assis Pacheco licenciou-se em Germânicas naquela universidade, foi redactor do “Diário de Lisboa”, depois do “República” e depois do semanário “o Jornal”, de que foi um dos fundadores. Participou como oficial miliciano na Guerra Colonial.

Deixou livros de poemas como “Cuidar dos Vivos”, de 1963, “Cau Kien: um Resumo”, de 1972, e também várias obras de ficção narrativa. Foi um dos participantes mais destacados do programa “A visita da Cornélia”, da RTP, escreveu letras de canções como “Nini”, interpretada por Paulo de Carvalho, e foi ainda autor de algumas das melhores crónicas e entrevistas publicadas da imprensa portuguesa durante décadas.

Foi um grande contador de histórias com assumida paixão pelos pícaros e um grande conhecedor da literatura espanhola, com destaque para a galega, dado que vinham daí as suas raízes familiares.

Lisboa, 1 de Fevereiro de 2017

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt